Um dos principais ídolos da torcida do Corinthians, o atacante Roberto Rivellino marcou também a história da Lusa. Poucos sabem, mas o craque chegou a vestir a camisa da Portuguesa e marcar gol.
Riva já havia sido campeão do mundo pela seleção brasileira quando foi emprestado pelo Corinthians para defender a Lusa em um jogo durante as festas de inauguração do Canindé.
Em 16 de janeiro de 1972, a Portuguesa enfrentou o Željezničar, clube bósnio que na época pertencia à Iugoslávia. Rivellino entrou na partida e ficou em campo por 40 minutos.
Foi o suficiente para que ele marcasse um dos gols da vitória lusitana por 2 a 0. O tento foi anotado com a perna direita, algo raro para o canhoto apelidado de “Patada Atômica”.
Com estilo, Riva ainda colocou na jogada uma de suas principais criações no futebol: o elástico. Confira o vídeo do golaço marcado por ele:
Na ocasião, ele recebeu uma placa de prata e a Lusa foi a campo com Aguilera, Cardoso, Marinho Pérez, Calegari, Fogueira, Lorico, Rivellino, Xaxá, Waldomiro, Basílio e Piau.