Newsletter subscribe

Confrontos, Fluminense, Posts

Fluminense 4×1 Vasco da Gama – A primeira taça da “Máquina Tricolor”

Máquina Tricolor
Posted: 15/04/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

Um dos melhores times da história do Fluminense desfilou nos gramados brasileiros entre 1975 e 1976, sendo apelidado pela crônica esportiva e pela torcida de “Máquina Tricolor”.

O esquadrão das Laranjeiras contava com craques como Felix, Marco Antônio, Rivellino, Manfrini, Gil e Paulo Cézar Caju. A equipe acumulou conquistas dentro e fora do país.

O primeiro título veio logo no Campeonato Carioca de 1975, quando o time comandado pelo técnico Carlos Alberto Parreira chegou ao triangular final com Botafogo e Vasco da Gama.

Os torcedores tricolores daquela geração certamente não esquecem da partida que rendeu ao clube a taça estadual daquele ano. E, curiosamente, não foi o último jogo.

No dia 10 de agosto, o Fluminense subia ao gramado do estádio do Maracanã para enfrentar o Vasco da Gama sob os olhares de mais de 79 mil torcedores que enchiam as arquibancadas.

Arnaldo César Coelho apitou aquela que foi uma das mais brilhantes exibições da “Máquina Tricolor” em toda a história. Definitivamente, não houve chance aos cruzmaltinos.

Manfrini abriu o placar aos 10 minutos de jogo e Paulo Cézar Caju ampliou aos 35 minutos. O vascaíno Edu descontou (40′). Na segunda etapa, Gil (19′) e Rivellino (40′) selaram a goleada.

Aquele 4 a 1 sacramentou uma campanha irretocável do Fluminense no Campeonato Carioca. O placar permitiu ao time perder de 1 a 0 para o Botafogo na rodada final e ficar com a taça.

A “Máquina Tricolor” foi a campo com Félix, Zé Maria, Silveira, Assis, Marco Antônio, Zé Mário, Pintinho, Rivellino, Gil, Manfrini e Paulo Cezar.

Já o Vasco da Gama, treinado do Mário Travaglini, teve Andrada, Toninho, Joel, Moisés, Celso Alonso, Alcir, Ademir, Gaúcho, Edu, Roberto e Dé.

Aquele Fluminense ainda voltaria a ser campeão carioca em 1976 e venceria também o Torneio de Paris (1976), a Copa Viña Del Mar (1976) e o Encantador de Plateias Europeias (1976).