No dia 1º de julho de 1934, nascia na cidade do Rio de Janeiro um preparador físico que revolucionou os métodos de treinamento adotados no futebol brasileiro: Admildo Chirol.
Formado na Escola de Educação Física do Exército, começou a atuar em comissões técnicas no America-RJ em 1962. Desde cedo buscava inovar e trazer experiências do exterior.
Em 1966, Chirol passou a trabalhar no Botafogo. Foi quando conheceu e começou a atuar ao lado de Zagallo, então técnico da equipe. Foi o trampolim para ir à seleção brasileira.
O preparador físico chegou à canarinho em 1968, em um período em que a preparação física do futebol brasileiro era colocada em xeque após a frustrante participação na Copa do Mundo de 1966.
Na ocasião, jornalistas do Brasil e do exterior criticaram a frágil condição física dos jogadores e os métodos arcaicos de treino. Coube ao revolucionário Chirol mudar esse panorama.
Aliando técnicas que aprendeu no exterior com a disciplina e o rigor militar, mudou completamente a forma de os atletas brasileiros treinarem e se destacou na Copa do Mundo de 1970.
Ao lado do companheiro Zagallo, chegou ao tricampeonato mundial vendo a seleção brasileira ser elogiada pelo excelente preparo físico e por fazer os adversários correrem atrás da bola.
Chirol ainda foi para mais duas edições da Copa do Mundo, em 1974 e 1978. Naquela década, ainda fez parte de comissões técnicas no Vasco da Gama e, principalmente, no Fluminense.
O preparador ainda atuou fora do país, no Kuweit, na Arabia Saudita e nos Emirados Árabes. Chirol faleceu no dia 28 de dezembro de 1998, pouco antes de ir trabalhar na Portuguesa, novamente ao lado do amigo e parceiro Zagallo.