Newsletter subscribe


Posts, Santos

Manga – Agenor Gomes

Agenor Gomes - Manga
Posted: 26/05/2016 at 07:00   /   by   /   comments (0)

No dia 26 de maio de 1929, nascia na cidade de Vitória, no Espírito Santo, o goleiro que mais vezes vestiu a camisa do Santos em todos os tempos: o lendário Manga.

Agenor Gomes entrou para o futebol nas categorias de base do Bonsucesso, do Rio de Janeiro, em 1948. Foi lá que chegou aos profissionais e despertou a atenção de grandes clubes.

O goleiro se destacava pelos voos dentro da área, interceptando praticamente todos os cruzamentos sem deixar que qualquer atacante cabeceasse. Manga também era bom com os pés.

Em 1951, o goleiro foi contratado pelo Santos e, para adquirir experiência, chegou a ser emprestado ao Bahia por um ano. Quando retornou, em 1955, se tornou titular absoluto.

Manga foi um dos principais nomes da quebra do jejum de títulos santista, levantando a taça do Campeonato Paulista em 1955, 56 e 58 ao lado de Vasconcelos, Zito, Formiga e Feijó.

O arqueiro ainda fez parte do elenco campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1959. Ao todo, foram 404 partidas com a camisa alvinegra e um recorde nunca superado na história.

A lenda santista também ganhou o apelido de espantalho, já que dava o corpo para as divididas com o atacante. Ele não temia o choque e intimidava qualquer um que tentava fazer o gol.

Manga ficou na Vila Belmiro até 1960, quando já era veterano e contava com a concorrência dos goleiros Laércio e Lalá, e se tornou técnico. Faleceu no dia 25 de dezembro de 2003.

Imagens: Museu da Pessoa, Acervo Santos FC