Newsletter subscribe

Guarani, Posts, Santos, São Paulo

Antonio de Oliveira Filho – Careca

Antonio de Oliveira Filho - Careca
Posted: 05/10/2015 at 22:37   /   by   /   comments (0)

No dia 5 de outubro de 1960, nascia na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, o atacante Careca. O apelido surgiu porque Antonio de Oliveira Filho era fã do palhaço Carequinha.

Ainda muito jovem, começou a se destacar nas categorias de base do Guarani, em Campinas. E, logo no primeiro ano entre os profissionais, levantou um dos mais importantes troféus.

Em 1978, Careca fez parte da equipe bugrina que conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Não bastasse, ainda foi dele o gol que deixou a taça no Brinco de Ouro da Princesa.

Relembre:

Em 1982, perdeu a chance de ir à Copa do Mundo pela seleção brasileira por causa de uma contusão. No ano seguinte, chegou ao Morumbi para substituir Serginho Chulapa no São Paulo.

Careca liderou o Tricolor na conquista do Brasileirão de 1986. Tornou-se artilheiro após marcar 25 gols, sendo um deles na final contra o ex-clube: o Guarani. E não parou por aí.

Reviva:

Naquele ano, disputou a Copa do Mundo no México e passou a ser conhecido fora do país. Terminou o torneio com cinco gols, ficando em segundo lugar na briga pela Chuteira de Ouro.

Após marcar 115 gols em um total de 191 jogos pelo São Paulo, Careca foi para a Itália vestir a camisa do Napoli. O que houve? Campeão da UEFA (1988-89) e do Italiano (1989-90).

Transferiu-se ao Kashiwa Reysol, do Japão, em 1994. Levou o clube à primeira divisão e voltou ao Brasil. Disputou um Paulistão pelo Santos e encerrou a carreira no São José-RS, em 1999.