Newsletter subscribe

Posts

Armando Marques

Armando Marques
Posted: 06/02/2016 at 21:34   /   by   /   comments (0)

No dia 6 de fevereiro de 1930, nascia na cidade do Rio de Janeiro o árbitro Armando Marques, um dos mais famosos, polêmicos e controversos juízes da história do futebol brasileiro.

Apesar de ter sido considerado o melhor árbitro do país, teve a carreira marcada por inesquecíveis erros em decisões de campeonato. Sem contar, claro, a personalidade forte.

Em 1964, veio a primeira história com Lusa e Santos. Deixou de dar um pênalti escandaloso sobre o luso Ivair, o que fez com que o Peixe fosse campeão paulista vencendo por 3 a 2.

Em 1971, anulou um gol de cabeça de Leivinha alegando ter sido com a mão, apesar de as TVs mostrarem o inverso. O tento daria o título estadual ao Palmeiras, mas ficou com o São Paulo.

Em 1973, na final do Paulistão, anulou um gol legítimo da Lusa na prorrogação, errou na contagem de pênaltis, deu o título ao Santos e depois teve que dividir o título entre os clubes.

Em 1974, a torcida do Cruzeiro ficou enfurecida quando Armando anulou um gol de Zé Carlos na final contra o Vasco. O tento daria ao time celeste o título do então Campeonato Brasileiro.

Depois de encerrar carreira, virou apresentador de TV e se tornou até presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, onde também foi contestado. Faleceu no dia 16 de julho de 2014.