Pages Menu
Categories Menu
Arthurzinho – Arthur Zomignani

Arthurzinho – Arthur Zomignani



No dia 28 de outubro de 1918, nascia em Jundiaí, no interior de São Paulo, o meia Arthurzinho. O jogador era um dos principais da posição no futebol paulista na década de 1940.

Arthur Zomignani despontou como atleta profissional na cidade de Campinas, defendendo o Guarani. Mudou-se para a capital paulista em 1939, quando passou a jogar na Portuguesa.

Não demorou para se destacar e se tornar um dos jogadores mais queridos pela torcida. Em 1940, fez parte da equipe que ficou com o vice-campeonato paulista, atrás do Palestra Itália.

Arthurzinho formou uma célebre linha de ataque com Pinga, Nininho e Reginaldo. Na Lusa, foram 137 partidas disputadas e 34 gols marcados. Permaneceu na Portuguesa por sete anos, até ser negociado com o Palmeiras – antigo Palestra Itália.

Não demorou para fazer sucesso e entrar para a história do clube alviverde. Isso porque em 1947 foi Arthurzinho quem marcou o gol do título paulista contra o Santos.

A taça foi muito comemorada, afinal, o Palmeiras impediu o São Paulo de conquistar o tão sonhado tricampeonato estadual. Ficou marcado não só por isso, mas por ser jogador clássico.

Arthurzinho ainda passou pelo Santos e pelo Piracicabano. Como técnico, defendeu Bragantino, Paulista e Juventus.

Crédito das fotos: Alberto Miranda / Museu Histórico da Portuguesa