No dia 18 de agosto de 1898, nascia na cidade de São Paulo a primeira agremiação de futebol criada por brasileiros e para brasileiros: a Associação Atlética Mackenzie College.
O clube foi fundado por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das mais antigas e tradicionais da capital paulista. A inspiração, porém, veio do prefessor Augusto Shaw.
Após uma viagem ao exterior, ele retornou ao Brasil divulgando e incentivando a prática de dois esportes que havia conhecido: o futebol e o rugby. Assim, incentivou a prática dos estudantes.
Mackenzie e Germânia protagonizaram a primeira partida oficial disputada em São Paulo de que se tem registro. O jogo ocorreu no dia 3 de maio de 1902, com vitória mackenzista por 2 a 1.
O primeiro gol foi marcado por Eppingaux, um dos alunos que deram início ao Mackenzie. O clube ainda foi um dos fundadores da Liga Paulista de Futebol, a primeira criada no estado.
Entre os fundadores do Mackenzie também estava Belfort Duarte, um dos primeiros ídolos do futebol no Brasil, e que anos depois também participaria da criação do America-RJ.
Manuel Nunes foi o maior ídolo do Mackenzie, tendo ficado marcado na história com o apelido de Neco. Ele também foi um grande jogador dos primeiros anos do Corinthians.
O Mackenzie foi bicampeão paulista de segundos quadros, em 1913 e 1916. Com problemas financeiros e em decadência, o clube de uniu à Portuguesa a partir da temporada de 1920.
A Lusa acabava de ser fundada e, para ter condições de já disputar campeonatos no primeiro ano, decidiu se juntar ao Mackenzie. Nasceu então a Portuguesa-Mackenzie.
Os dois fundiram até os escudos. Por três anos, a equipe foi apelidada de Mack-Port e disputou o Campeonato Paulista. Em 1923, os clubes se separaram e o Mackenzie abandonou o futebol.
Imagem: A bola e o tempo