Pages Menu
Categories Menu
Associação Atlética Portuguesa – Briosa

Associação Atlética Portuguesa – Briosa



No dia 20 de novembro de 1917, um grupo de trabalhadores portugueses se reunia para fundar na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, a Associação Atlética Portuguesa, a tradicional Briosa.

Em pouco tempo, o clube despontou como um dos principais times de futebol da cidade. Como marca registrada, a camisa branca com listas verde e vermelha no peito.

A maior conquista da Briosa veio em 1959, durante uma excursão ao exterior. Foram 15 partidas invicta, apenas com vitórias, em uma sequência de amistosos na África do Sul.

Uma das histórias mais marcantes do clube ocorreu por lá, quando os jogadores desafiaram o apartheid do regime inglês. Afinal, a maioria do time era formada por atletas negros.

A viagem rendeu à Portuguesa Santista uma Fita Azul, prêmio dado aos clubes que voltavam do exterior invictos. Ainda foi campeã da segunda divisão paulista em 1964.

Outra grande conquista e orgulho é o estádio Ulrico Mursa, inaugurado em 1920 e funcionando até hoje como a casa da Briosa, com capacidade para 15 mil torcedores.