Newsletter subscribe


Posts

Associação Ferroviária de Esportes

Associação Ferroviária de Esportes
Posted: 12/04/2016 at 06:00   /   by   /   comments (0)

No dia 12 de abril de 1950, um grupo de funcionários da Estrada de Ferro Araraquara fundavam um dos mais tradicionais clubes do interior paulista: a Associação Ferroviária de Esportes.

O empresário Antonio Tavares Pereira Lima liderou a criação da equipe e queria que as cores oficiais fossem o azul e o branco, uma homenagem à seleção carioca de futebol.

Os primeiros sócios, porém, não aprovaram a ideia e escolheram as cores branca e grená. Afinal, elas eram característica marcante das composições dos trens da companhia.

O símbolo também foi inspirado na EFA, uma vez que são a sigla ao contrário. Diferente de outros clubes, a Ferroviária iniciou a construção do estádio logo após a fundação.

Erguido pela prefeitura, o estádio recebeu o nome do então governador paulista Adhemar de Barros. O apelido, porém, ficou mais conhecido e é usado até hoje: Fonte Luminosa.

Desde o início, o futebol é o principal esporte da Ferrinha. Os cinco primeiros anos de história foram de luta pelo acesso nas divisões inferiores dos campeonatos estaduais.

Em 1956, a equipe grená conquistou uma vaga na primeira divisão paulista pela primeira vez. Já em 1963, o clube realizou uma excursão à Colômbia e enfrentou times como Nacional e Once Caldas.

O ápice veio na segunda metade daquela década, quando a Ferroviária se sagrou tricampeã do interior (1967, 68 e 69). Nas comemorações, o time grená goleou até o Nápoli, da Itália, por 4 a 0 em um amistoso realizado na Fonte Luminosa.

Foram 30 anos consecutivos na elite paulista com excelentes campanhas. Em 1971, por exemplo, a Ferrinha conquistou a Taça dos Invictos após ficar 14 jogos sem perder.

Com ótimos resultados no Paulistão, a Ferroviária ganhou uma vaga inédita na elite do Campeonato Brasileiro em 1983. A equipe avançou até a terceira fase e ficou em 12º lugar.

O maior ídolo da história do clube é o meia Bazzani. Também foram destaques Dudu, Fia, Itamar, Lance, Maurinho, Pádua, Téia, Vica, Bio, Dinei, Douglas Onça, Dorival Junior, Grafite, Renato Cajá, Rodrigo Tabata, Volnei e Fumagalli.

A Ferroviária se tornou um clube-empresa em 2003 e o estádio Fonte Luminosa foi transformado em uma arena em 2009.

Imagens: Araraquara News, Ferroviária S/A