Newsletter subscribe

Portuguesa

Bentinho – Antônio Bento dos Santos

Bentinho
Posted: 18/12/2017 at 09:30   /   by   /   comments (0)

No dia 18 de dezembro de 1971, nascia na cidade de Montes Claros, no interior de Minas Gerais, um jovem rápido, habilidoso e que se tornou goleador: o atacante Bentinho.

Antônio Bento dos Santos despontou nas categorias de base da Portuguesa na segunda metade dos anos 1980. Passou a se destacar junto com Dener, com quem dividiu geração.

A história do jogador era muito comentada nas alamedas do Canindé, afinal, o irmão mais velho dele já havia atuado no clube. Trata-se de Bento, meia que despontou pouco antes.

Bentinho começou a ganhar as primeiras oportunidades no time principal em 1988. Acompanhado de uma expectativa imensa, confirmou a fama que carregava ao chegar aos profissionais.

Não era apenas um atacante rápido e corredor. Tinha uma versatilidade incrível, sabia driblar e mudava de posição com facilidade. Era um terror para qualquer adversário.

Ficou na Lusa até 1993, quando resolveu apostar em uma carreira no exterior. Começou na Arábia Saudita, no Al-Hilal, e depois passou pelo Japão, defendendo o Verdy Kawazaki.

Retornou ao Brasil para vestir a camisa do São Paulo em 1995, quando acabou se tornando artilheiro do Campeonato Paulista com 20 gols. Mesma marca de Paulinho McLaren, da Lusa.

O atacante conquistou o primeiro título em um clube brasileiro em 1997, quando venceu o Campeonato Carioca enquanto defendia o Botafogo. Foi um dos grandes destaques.

O jogador ainda teve uma boa passagem pelo Cruzeiro. Em 2000, voltou à Portuguesa. Já experiente e sem a mesma condição física, não teve o mesmo rendimento.

Mas, ainda assim, tinha o apoio incondicional de uma torcida que considerava Bentinho um ídolo. Conseguiu marcar um total de 16 gols na temporada, uma marca expressiva.

Bentinho ainda voltou ao Japão, onde fez sucesso em todas as passagens, defendendo Kashiwa Reysol, Oita Trinita, Kawasaki Frontale e Avispa Fukuoka. Encerrou a carreira aos 33 anos.