Bernardo Gandulla

No dia 1° de março de 1916, nascia na cidade de Buenos Aires, na Argentina, o jogador que muitos consideram ter originado a expressão e a função de “gandula” no futebol brasileiro.

Bernardo Gandulla iniciou carreira no Ferro Carril Oeste, um dos mais tradicionais times da cidade natal. Esteve no Brasil em 1939 com a delegação argentina para a disputa da Copa Roca.

Foi então que os dirigentes do Vasco da Gama se interessaram pelo futebol dele e de outros dois atletas: Raul Emeal e José Dacunto. A transação foi caríssima e muito polêmica.

Após uma disputa judicial, já que o Ferro Carril Oeste alegava ainda ter direitos sobre os atletas, o trio chegou a São Januário. Bernardo Gandulla logo passou a chamar atenção.

Quando ficava no banco de reservas, costumava buscar as bolas chutadas para fora do gramado. Os cronistas esportivos da época passaram a usar bastante o sobrenome dele nos artigos.

Há quem diga que o termo “gandula” já existia e que a imprensa apenas brincava com a coincidência. Fato é que a função e a expressão se nacionalizaram com aquele Vasco da Gama.

Gandulla não desempenhou o futebol esperado, ainda mais se comparado com o investimento do clube. Ele ainda voltou ao país natal, jogando no River Plate, no Boca Juniors e no Atlanta.