Newsletter subscribe

Portuguesa

Bolívar Modualdo Guedes

Posted: 21/12/2017 at 07:30   /   by   /   comments (0)

No dia 21 de dezembro de 1954, nascia na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, um jogador determinado e raçudo que fez sucesso no futebol paulista: o zagueiro Bolívar.

Bolívar Modualdo Guedes começou a jogar bola muito cedo, ainda na cidade natal, no EC Avenida. No início dos anos 1970, foi para Porto Alegre tentar uma oportunidade no Grêmio.

Conquistou espaço e, ainda nas categorias amadoras, foi convocado para a seleção brasileira. Participou da conquista do Torneio de Cannes, na França, em 1972 e 1973.

Bolívar disputou também os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, ao lado de Falcão, Carlos Alberto Pintinho, Levir Culpi, Dirceu e Abel Braga. Voltou com moral ao Grêmio.

No entanto, o time que mais se destacava no Rio Grande do Sul naquela época era o Internacional. Em 1976, Bolívar foi contratado pela Portuguesa e se mudou para São Paulo.

Foi no Canindé que o zagueiro se tornou ídolo e ganhou projeção no cenário nacional. Bolívar sempre se destacou pela raça, pela determinação, pelo amor à camisa que vestia.

Formou uma inesquecível dupla de zaga ao lado de Mendes, considerada uma das mais difíceis que superar no futebol paulista. A própria mídia chamava atenção para Bolívar.

Ele foi tão bem que, em alguns momentos, chegou a ser cogitado para a seleção brasileira. Jamais decepcionou a torcida rubro-verde no período em que esteve na Lusa.

Ficou no Canindé de 1977 a 1980, disputando um total de 152 jogos. Mesmo zagueiro, chegou a marcar dois gols. Depois, foi para o interior paulista defender a Inter de Limeira.

Mesmo experiente, foi crucial para a Inter conquistar o título do Campeonato Paulista em 1986. Depois de pendurar as chuteiras, virou empresário do filho, também jogador.