Newsletter subscribe


Botafogo, Confrontos, Posts

Botafogo 24×0 Mangueira – A maior goleada do futebol brasileiro em 1909

Botafogo 24x0 Mangueira
Posted: 30/05/2016 at 07:00   /   by   /   comments (0)

No dia 30 de maio de 1909, o Botafogo vencia o Mangueira pelo incrível placar de 24 a 0, aplicando a maior goleada já registrada em jogos oficiais ao longo de toda a história do futebol brasileiro.

A partida foi disputada no antigo estádio da rua Voluntários da Pátria, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e valia pela terceira rodada do Campeonato Carioca – criado apenas quatro anos antes.

O futebol ainda atravessava um período de amadorismo no Brasil. Naquela época, os jogadores não viviam do esporte e eram apenas sócios dos clubes, em que jogavam por diversão.

O Botafogo, porém, tinha uma equipe que treinava, respeitava um padrão tático e com entrosamento. Já o Mangueira era um clube mantido para o lazer, com uma equipe que pouco se reunia.

Para piorar a situação, muitos dos jogadores faltaram e não apareceram no dia da partida. Coube ao time vermelho e preto juntar dirigentes para enfrentar o clube da estrela solitária.

Enquanto o Botafogo colocava o time principal em campo, o Mangueira atuava apenas com 10 jogadores e muitos deles nunca tinham sequer dominado ou defendido uma bola.

Naquela época, as partidas eram disputadas em dois tempos de 40 minutos. O Botafogo marcou nada menos do que nove gols na primeira etapa e, para piorar, outros 15 no segundo tempo.

Na etapa final, as redes balançaram em média uma vez a cada dois minutos e meio. Os artilheiros foram Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues (1), Dinorah (1), Henrique Teixeira (1) e Emmanuel Sodré (1).

O Botafogo foi a campo com Coggin, Raul Rodrigues, Dinorah, Rolando de Lamare, Lulú Rocha, Edgard Pullen, Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.

O Mangueira chegou ao gramado com Luiz Guimarães, José Perez, Carlos Mongey, Victor, Jonas Cunha, Justino Fortes, Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.

O time alvinegro, que ainda se chamava Botafogo Futebol Clube, chegou ao vice-campeonato naquele torneio, sendo superado pelo Fluminense por uma diferença de dois pontos.

Já o Mangueira desistiu da competição quatro rodadas antes do fim, ficando em último lugar com um empate e nove derrotas. O Sport Club Mangueira existiu na Tijuca, na Zona Norte, de 1906 a 1927, quando foi incorporado ao Flamengo.

Imagens: A História do Futebol