Newsletter subscribe


Botafogo, Posts

Botafogo de Futebol e Regatas

Botafogo de Futebol e Regatas
Posted: 12/08/2016 at 08:00   /   by   /   comments (0)

O dia 12 de agosto de 1904 marca a entrada do Botafogo no cenário do futebol brasileiro, com a criação do Botafogo Football Club no bairro de mesmo nome na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Isso porque uma outra agremiação já existia desde 1894, com o nome de Club de Regatas Botafogo, mas sem atuação nos gramados. Os dois esportes, porém, tiveram uma grande ligação.

O escudo do Botafogo, com a famosa “Estrela Solitária”, foi criado como uma alusão à Estrela D’Alva, vista pelos remadores todos os dias quando chegavam ainda de madrugada para treinar.

O primeiro título no futebol veio em 1907, em um Campeonato Carioca dividido com o Fluminense. Dois anos depois, veio a maior goleada da história do clube: Botafogo 24×0 Mangueira.

Em 1910, o time da “Estrela Solitária” realiza uma campanha incrível, conquista sozinho o Campeonato Carioca e passa a ser chamado pela torcida e pela mídia de “Glorioso”.

Dois anos mais tarde, o clube vence mais um torneio estadual e começa a construir tanto um estádio quanto uma sede social em General Severiano, em um terreno cedido pela prefeitura.

No período, o Botafogo realizou obras para levantar o famoso Palacete de General Severiano e enfrentou um jejum de títulos nos gramados, que só se encerraria em 1930 no Campeonato Carioca.

Em 1942, o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club se unem definitivamente para formar o Botafogo de Futebol e Regatas. A partir de então, o futebol deslanchou de vez.

Uma das grandes conquistas veio em 1948, quando o time da “Estrela Solitária” conseguiu quebrar a hegemonia do “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama e ser campeão estadual.

A virada da década de 1950 para a de 1960 rendeu ao Botafogo a fama de revelar grandes craques e servir de base para a seleção brasileira com Nilton Santos, Didi, Garrincha, Quarentinha e Amarildo.

As conquistas, então, passaram a ser nacionais. Em 1968, o clube conseguiu vencer a Taça Brasil, que anos depois seria considerada uma edição do Campeonato Brasileiro.

Em 1972, um marco que nenhum torcedor esquece. No dia do aniversário do Flamengo, o Botafogo aplicou um sonoro 6 a 0 sobre o rival em um marcante clássico no Maracanã.

A sede do Botafogo, em General Severiano, foi negociada em 1977, quando o clube se mudou para Marechal Hermes. No ano seguinte, o time de futebol ficou invicto por incríveis 52 jogos.

Os títulos, porém, não vinham. Houve um longo jejum de conquistas, quebrado em 1989 no Campeonato Carioca. O Botafogo não sabia o que era ser campeão havia 21 anos.

O bicampeonato veio no ano seguinte e, em 1993, o primeiro título internacional: a Copa Conmebol. Em 1994, uma grande emoção: o Botafogo retornou à sede antiga em General Severiano.

Em 1995, comandado pelo artilheiro Túlio Maravilha, o time conseguiu o segundo título do Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, Dimba brilhou na final carioca contra o Vasco da Gama.

Além de tudo, o Botafogo ainda detém quatro títulos do Torneio Rio-São Paulo. O tetra veio justamente em 1998, após uma longa interrupção nas disputas, tão frequentes entre 1950 e 1960.

Em 2000, o Botafogo foi considerado pela Fifa o 12º maior clube do mundo no século XX. O clube caiu para a segunda divisão nacional em 2002 e 2014, mas conseguiu retornar.

Um dos grandes feitos do Botafogo também foi conseguir vencer a licitação para administrar o Estádio do Engenhão, construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Entre os principais ídolos de sempre estão Heleno de Freitas, Didi, Amarildo, Garrincha, Jairzinho, Manga, Nilton Santos, Zagallo, Marinho Chagas, Paulo Cézar Caju, Túlio Maravilha e Dimba.

Imagens: Botafogo Futebol e Regatas – Site Oficial