Brasil 9×0 Colômbia – Uma marca histórica de Evaristo de Macedo

No dia 23 de março de 1957, a seleção brasileira goleava a Colômbia por 9 a 0 na primeira fase da Copa América. O jogo foi disputado no Estádio Nacional, em Lima, no Peru.

A partida entrou para a história da equipe canarinho graças ao atacante Evaristo de Macedo. Ele marcou cinco dos nove gols e estabeleceu um recorde até hoje ainda não superado.

Evaristo é o jogador que mais gols marcou pela seleção brasileira em partidas oficiais contra outros países. Vale lembrar que, naquela época, o Brasil ainda não era campeão mundial.

Escalada com Djalma Santos, Nilton Santos, Pepe e Didi, a seleção brasileira ainda não tinha Pelé brilhando em campo. Evaristo de Macedo era um dos grandes craques do país.

No início do jogo, os colombianos levaram perigo ao gol defendido por Gylmar em duas oportunidades e faziam parecer que seriam um adversário duro para os brasileiros.

No entanto, Pepe abriu o placar aos 26 minutos. Evaristo, então, começou a brilhar. O craque balançou as redes três vezes seguidas, aos 40, aos 44 e aos 45 minutos na etapa inicial.

Didi, o “Folha Seca”, abriu o segundo tempo com dois golaços. O primeiro, de letra, aos 4 minutos e outro aos 14. Com quase meia-hora, Evaristo voltou a ir para as redes em Lima.

Zizinho marcou aos 40 da etapa final e, para fechar o placar, Evaristo anotou o quinto gol dele nos acréscimos. Uma goleada histórica, de 9 a 0, com um show do atacante brasileiro.

Evaristo foi revelado no Madureira na década de 1950, brilhou no Flamengo e foi contratado pelo Barcelona (ESP). Conseguiu ser ídolo tanto lá como no Real Madrid (ESP).

O início da passagem pelo Barça, aliás, ocorreu justamente em 1957. Naquela Copa América, a seleção brasileira do técnico Osvaldo Brandão perdeu para a Argentina na final por 3 a 0.