Brasil x Chile – 1989

No dia 3 de setembro de 1989, Brasil e Chile se enfrentavam no estádio do Maracanã pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990. A seleção brasileira vencia por 1 a 0 quando um rojão foi lançado ao campo, caindo ao lado do goleiro chileno Roberto Rojas.

Ele aproveitou a queda do sinalizador e simulou um corte, com uma lâmina que havia levado ao gramado. O árbitro argentino Juan Carlos Lostau encerrou a partida, deixando a dúvida se o Brasil seria eliminado do Mundial do ano seguinte.

No outro dia, as edições dos jornais mostravam que o rojão havia caído distante do goleiro. A Fifa investigou o caso e declarou a seleção brasileira vencedora. Roberto Rojas foi banido do futebol e o Chile ficou de fora de competições até 1998.

O time do técnico Sebastião Lazaroni foi a campo com Taffarel, Aldair, Mauro Galvão e Ricardo Gomes; Jorginho, Dunga, Silas, Valdo e Branco; Bebeto e Careca. Relembre lances daquela partida:

Brasil x Chile 1989

Entre os mais de 141 mil pagantes no estádio do Maracanã estava Rosenery Mello, a torcedora que disparou o sinalizador. Em novembro daquele ano, ela foi capa da revista Playboy.