Pages Menu
Categories Menu
Causos da Bola | Galhardo – O zagueiro da Ferroviária que parou Pelé

Causos da Bola | Galhardo – O zagueiro da Ferroviária que parou Pelé



Galhardo foi um dos principais zagueiros do futebol brasileiro, brilhando nos gramados entre as décadas de 1960 e 1970. Foi um dos melhores defensores do Corinthians durante o jejum de títulos e se tornou um dos maiores ídolos do Fluminense.

O zagueiro foi bicampeão carioca (1969 e 71) e campeão da Taça de Prata (1970), que anos depois foi oficializada pela CBF como Campeonato Brasileiro. Nas Laranjeiras, formou uma histórica dupla com o também beque Assis.

O craque, no entanto, despontou no interior de São Paulo. Nascido na cidade de Araraquara em 1942, João José Galhardo iniciou a carreira na tradicional Ferroviária. O clube era, à época, um verdadeiro celeiro de craques como Bazani, Dudu e Pio.

Tempos em que a equipe grená era presença garantida na elite do Campeonato Paulista e incomodava os grandes da capital. É justamente sobre esse período que Galhardo fala no primeiro episódio da série Causos da Bola.

A mais nova produção do Acervo da Bola tem por objetivo resgatar histórias pessoais de jogadores, treinadores, torcedores e até mesmo jornalistas relacionadas com o futebol. Coube ao zagueiro abrir a temporada.

Neste primeiro capítulo, Galhardo conta como chegou aos profissionais, por quais razões se tornou zagueiro, como foi a estreia no time principal e de que forma encarou o desafio de marcar o “Rei” Pelé logo na segunda partida como titular.

FICHA TÉCNICA

Entrevistado: João José Galhardo
Duração: 1’54”
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Produção: Acervo da Bola