Pages Menu
Categories Menu
Causos da Bola | Leivinha – O inventor da pedalada?

Causos da Bola | Leivinha – O inventor da pedalada?



A pedalada é um dos dribles que mais caracterizam o futebol brasileiro no mundo da bola e atravessa gerações como um diferencial de diversos craques. Mas você sabe quem foi o inventor desse drible?

Essa pergunta é, evidentemente, polêmica é difícil de responder. No entanto, vários craques apontam para um meia-direita rápido e habilidoso, que brilhou como poucos no futebol paulista nos anos 1960 e 1970.

Se não foi o inventor, Leivinha acabou sendo um dos pioneiros e principais disseminadores da pedalada no Brasil. Ele trouxe o drible do futebol de salão e fez muitas vítimas pelos gramados afora, aterrorizando as zagas.

Leivinha começou a chamar atenção com as pedaladas quando jogava pela Portuguesa, clube que defendeu de 1966 a 1970. Foram várias as jogadas geniais ao lado de Ivair, o “Príncipe do Futebol”. Uma dupla e tanto!

E o meia-direita foi aprimorando o drible no Palmeiras, onde brilhou com todos os craques da Academia de Futebol entre 1970 e 1974. Imagine um time com a maestria de Ademir da Guia e a habilidade do franzino Leivinha!

Leivinha foi para a seleção brasileira, ganhou vaga na Copa do Mundo de 1974 e se tornou ídolo do Atlético de Madri (ESP). Se inventor ou não, acabou tendo na pedalada uma das marcas de uma carreira vitoriosa.

Ele é mais um entrevistado de ‘Causos da Bola’, série do Acervo da Bola que retrata histórias de jogadores, técnicos e torcedores com o futebol. Leivinha conta justamente como passou a adotar a pedalada.

FICHA TÉCNICA

Entrevistado: Leivinha
Duração: 1’16”
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Produção: Acervo da Bola
Acesse: http://www.acervodabola.com.br