Pages Menu
Categories Menu
Causos da Bola | Lima, o “Curinga” – O mais belo gol de Pelé

Causos da Bola | Lima, o “Curinga” – O mais belo gol de Pelé



O mais belo gol marcado por Pelé está guardado na memória de alguns poucos jogadores, na retina de um punhado de torcedores e em raras fotos que ganharam os jornais.

Foi em um domingo, dia 2 de agosto de 1959, em uma vitória do Santos sobre o Juventus por 4 a 0 na Rua Javari, na Mooca, na capital paulista. Uma tarde que se tornaria histórica.

Lima, o “Curinga”, foi um desses poucos atletas a presenciarem a obra-prima do “Rei”. Ele, que anos depois seria parceiro de Pelé no Santos, estava do outro lado: era volante do Juventus.

Em mais um episódio da série “Causos da Bola”, Lima relembra o lance em detalhes. O “Curinga” narra minuciosamente cada um dos três chapéus e dos dribles na defesa juventina.

Reconstruído em diversas ilustrações de jornal e até em computação gráfica, o gol que o próprio Pelé reconhece ser o mais bonito da carreira está no imaginário do futebol brasileiro.

Entre os mais de 1.200 gols de Pelé, muitos procuram provas para atestar que esse foi realmente o mais bonito. Fato é que, para quem viu e para a história, esse gol é unânime.

Companheiro nos títulos da Libertadores e do Mundial, Lima não tem dúvidas de que essa foi a maior pintura de Pelé que viu. Os anos passaram, mas ele não esquece aquele lance.

Lima é mais um entrevistado de “Causos da Bola”, série do Acervo da Bola que resgata e preserva histórias de jogadores, torcedores e jornalistas relacionadas com o futebol.

FICHA TÉCNICA

Entrevistado: Lima, o “Curinga”
Duração: 2’34”
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Produção: Acervo da Bola
Acesse: http://www.acervodabola.com.br