Pages Menu
Categories Menu
Causos da Bola | Orlando Duarte – Técnico da Lusa por um dia

Causos da Bola | Orlando Duarte – Técnico da Lusa por um dia



Você sabia que o jornalista e comentarista esportivo Orlando Duarte chegou a ser técnico de futebol por um dia? Foi em 1963, quando acompanhava a Portuguesa em uma excursão.

O próprio Orlando Duarte conta esse fato inusitado no segundo episódio de Causos da Bola, série do Acervo da Bola que traz histórias de jogadores, torcedores e jornalistas.

Na ocasião, a Lusa era comandada pelo treinador Otto Glória e tinha no elenco craques como o goleiro Felix, o zagueiro Ditão e os atacantes Gino Orlando, Neivaldo e Ivair.

O time fez uma série de 18 amistosos pela Europa, passando por Grécia, Bulgária, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha e Portugal. Orlando Duarte viajou para cobrir as partidas.

O jornalista enviava ao Brasil reportagens sobre os resultados da Rubro-Verde no exterior. Quando o time estava na Alemanha, o técnico Otto Glória teve um problema de saúde.

Sofrendo de Gota aguda, ele não tinha condições de orientar os jogadores na partida contra o Ulm, da Alemanha. O técnico não teve dúvida: convocou Orlando Duarte para a função.

O comentarista esportivo já era famoso e reconhecido no próprio meio futebolístico como extremamente sério e profissional. Otto Glória confiava demais em Orlando.

Para não criar ainda mais problemas a Otto, o jornalista aceitou o convite e foi para o banco de reservas. A Portuguesa empatou aquela partida em 1 a 1, enfrentando muito frio.

O gol do Ulm (ALE) foi anotado aos 4 minutos de jogo por Stokler, enquanto a Lusa empatou com Cássio aos 34 minutos da primeira etapa. O time rubro-verde não era fraco.

Naquele dia, a Rubro-Verde comandada pelo jornalista Orlando Duarte foi a campo com Orlando, Cacá, Ditão, Pereira, Pampolini, Vilela, Neivaldo, Nair, Ivair, Cássio e Nílson.

A excursão da Portuguesa, no entanto, foi marcada mesmo por uma vitória surpreendente por 3 a 2 sobre a Inter de Milão (ITA), que naquela temporada venceu a Liga dos Campeões.