No dia 24 de novembro de 1874, nascia na capital paulista aquele que é considerado o pai do futebol brasileiro: Charles Miller. Filho de um escocês e de uma brasileira, com origem inglesa.
Aos dez anos, o garoto foi mandado à Inglaterra para estudar. Desembarcou em Southampton, no extrermo sul do Reino Unido, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School.
Começou a disputar e a apitar as partidas, tendo atuado em times pioneiros como o Corinthians Team e o Saint Mary’s. Retornou ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Railway.
Trouxe na mala duas bolas, um par de chuteiras, um livro com as regras do esporte e uniformes velhos. Passou a ensinar os companheiros de trabalho da estrada de ferro.
Com a ajuda dos amigos ferroviários, realizou a primeira partida na Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo. Fundou o São Paulo Athletic Club (SPAC) e a Liga Paulista de Futebol.
Foi o artilheiro da equipe do SPAC que venceu as três primeiras edições do Campeonato Paulista em 1902, 1903 e 1904. Jogou até 1910, quando encerrou a carreira e virou árbitro.
Charles Miller ainda foi correspondente da Coroa Britânica e vice-cônsul da Inglaterra no Brasil. Também jogava críquete, rugby e polo aquático. Faleceu em 30 de junho de 1953.