Newsletter subscribe

Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Posts, Santos, Vasco da Gama

Cláudio Adão

Cláudio Adão
Posted: 02/07/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 2 de julho de 1955, nascia na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, um dos principais artilheiros dos anos 1970 e 1980 no futebol brasileiro: o atacante Cláudio Adão.

O craque era um goleador nato, sempre bem posicionado e ia para as redes em qualquer pequena oportunidade. Ficou marcado como um cigano da bola, atuando em vários clubes.

Cláudio Adalberto Adão iniciou a carreira profissional no Santos, pegando a reta final da carreira de Pelé na Vila Belmiro. Foi lançado justamente no momento de transição da equipe.

O atacante começou a ganhar as primeiras chances entre os titulares em 1973, quando o Santos se despedia dos craques que foram campeões de tudo que disputaram na década anterior.

Fez parte do elenco campeão paulista daquele ano, no polêmico erro do juiz Armando Marques, que dividiu a conquista com a Portuguesa. Em 1977, transferiu-se para o Flamengo.

O goleador passou então a atuar ao lado de Zico, com quem formou uma das duplas mais lembradas pela torcida rubro-negra. Não a toa iniciaram uma série de títulos naquela geração.

Cláudio Adão marcou diversos gols nas campanhas dos títulos do Campeonato Carioca (1978 e 79) e do Campeonato Brasileiro (1980 e 83), além do Troféu Ramón de Carranza (1979 e 80).

No entanto, nesse meio tempo, o atacante passou pelo Fluminense – onde foi campeão carioca em 1980 – e pelo Áustria Viena – onde venceu a Copa da Áustria no mesmo ano.

Em 1982, foi a vez de o Vasco da Gama contar com o faro de gol de Cláudio Adão. O craque mal chegou e foi campeão carioca. Em uma segunda passagem, em 1987, mais um título.

Um dos destaques da carreira de Cláudio Adão no exterior foi o Benfica. O artilheiro foi campeão português na temporada 1983/84, tornando-se um ídolo da torcida encarnada.

O goleador ainda fez história no futebol nordestino. Vestindo a camisa do Bahia, venceu os campeonatos estaduais de 1986, 87 e 91. Também teve uma passagem marcante pela Portuguesa.

Cláudio Adão fez parte do elenco do Corinthians que se sagrou campeão brasileiro em 1990, fechando ali um ciclo muito vitorioso em todos os clubes de massa em que jogou.

O atacante ainda passou por Sport Boys (PER), Campo Grande, Ceará, Santa Cruz, Volta Redonda, Deportivo Sipesa (PER), Rio Branco e Desportiva. Encerrou a carreira e se tornou treinador.