Newsletter subscribe


Flamengo, Posts

Cláudio Coutinho

Posted: 05/01/2016 at 19:40   /   by   /   comments (0)

No dia 5 de janeiro de 1939, nascia na cidade gaúcha de Dom Pedrito o treinador Cláudio Coutinho, considerado o introdutor do estilo europeu de jogo e treino no futebol brasileiro.

Coutinho tinha formação militar, passando grande parte da juventude no Exército até se tornar capitão e se formar em Educação Física pela própria escola da corporação.

Em 1968, foi escolhido para representar o país em um congresso nos Estados Unidos e conheceu a técnica do professor Kenneth Cooper, inventor da modalidade de mesmo nome.

Logo depois foi estudar na França, onde completou o mestrado e teve as primeiras experiências profissionais. Retornando ao Brasil, foi chamado para ser preparador físico da seleção.

Ficou conhecido como o introdutor do cooper no país ao usar a modalidade nos treinos da equipe campeã do mundo em 1970. Um dia, porém, teve a grande chance como treinador.

Foi o substituto de Osvaldo Brandão na seleção brasileira e comandou a equipe na Copa do Mundo de 1978. Ficou marcado por adotar técnicas e termos desconhecidos à época.

Trouxe palavras novas ao futebol brasileiro como o overlapping, o ponto futuro e a polivalência. Apesar de ter sido responsabilizado pela eliminação no Mundial, deu a volta por cima.

As principais conquistas vieram no Flamengo, onde foi campeão estadual em 1978 e 79, além de comandar o time que levantou a taça do Campeonato Brasileiro em 1980.

Muitos dizem que ele foi responsável por montar o Rubro-Negro que seria campeão do mundo no ano seguinte, em 1981. Ainda venceu outros vários torneios pelo Mengão.

Na Espanha, a Taça Ramón de Carranza em 1979 e 1980. Na Itália, o Troféu Perugia em 1980. Cláudio Coutinho morreu afogado no dia 27 de novembro de 1981.