Receba a Newsletter

Posts, Vasco da Gama

Club de Regatas Vasco da Gama

Club de Regatas Vasco da Gama
Publicado em: 21/08/2016 at 08:07   /   por   /   comments (0)

No dia 21 de agosto de 1898, um grupo de 62 esportistas fãs de remo – a maior parte ligada à colônia portuguesa – fundava na cidade do Rio de Janeiro o Club de Regatas Vasco da Gama.

A atuação no futebol, porém, ocorreu apenas em 1915, com a fusão com um outro clube de origem lusitana que já atuava dentro dos gramados chamado de Lusitânia Futebol Clube.

O Vasco da Gama estreou na terceira divisão do futebol carioca e conquistou o primeiro título já em 1922, na Liga Metropolitana. No entanto, outro fator impulsionou o crescimento da equipe.

O clube lusitano foi o primeiro do Rio de Janeiro a aceitar atletas negros no time, quebrando uma barreira étnica, social e financeira imposta pelos já grandes Fluminense, Flamengo e Botafogo.

Em 1923, o Vasco da Gama foi campeão carioca pela primeira vez com o time chamado de “camisas negras” por causa do uniforme, todo preto, com a Cruz de Cristo estampada no peito.

O alvinegro sofreu repressão, com tentativas de exclusão dos torneios, mas resistiu e quebrou barreiras. Em 1927, a colônia portuguesa se uniu para construir o estádio de São Januário.

Sem qualquer apoio de recursos públicos, o Vasco da Gama ergueu o então maior estádio da América Latina. Em 1930, o clube cedeu quatro atletas para o Brasil na primeira Copa do Mundo.

Em 1934, o Vasco contratou o maior astro do futebol brasileiro na época, Leônidas da Silva, e se tornou campeão estadual. O auge, porém, começaria exatamente na década seguinte.

Entre 1945 e 1947, o cruzmaltino teve o “Expresso da Vitória” com Ademir de Menezes, Augusto, Barbosa, Bellini, Danilo, Friaça, Heleno de Freitas, Ipojucan, Jair da Rosa Pinto e Tesourinha.

Aquele esquadrão se tornou o primeiro time brasileiro campeão continental, vencendo o pioneiro Campeonato Sul-Americano de Seleções ao derrotar o argentino River Plate na final.

Em 1950, o Vasco da Gama foi a base da seleção brasileira na primeira Copa do Mundo disputada no país. Em 1965, o clube se tornou campeão da primeira Taça Guanabara da história.

A década de 1970, porém, seria ainda mais vitoriosa. Com o maior artilheiro da história cruzmaltina em campo, Roberto Dinamite, veio o inesquecível título do Campeonato Brasileiro em 1974.

O bicampeonato viria em 1989, o tri em 1997 e o tetra em 2000. Uma época em que Romário e Edmundo passaram a brilhar com a camisa do Vasco da Gama. A melhor taça viria em 1998.

Foi quando a equipe conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores. Em 2000, veio o caneco da Copa Mercosul. Em 2011, o time ainda foi campeão da Copa do Brasil.