Newsletter subscribe


Atlético-PR

Clube Atlético Paranaense

Clube Atlético Paranaense
Posted: 26/03/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 26 de março de 1924, os diretores do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube se uniam e anunciavam a criação do Clube Atlético Paranaense.

O International tinha as cores preto e branco, enquanto o América carregava o vermelho e o branco. Após a fusão, o novo clube herdou o preto e o vermelho no escudo e no uniforme.

O primeiro titulo no futebol veio logo no ano seguinte, em 1924, quando o Atlético-PR se sagrou campeão estadual superando os tradicionais Britânia, Savoia, Palestra Itália e Coritiba.

Em 1934, o clube comprou um terreno para a sede na Baixada da Água Verde, na capital. No mesmo ano, surgiu o primeiro grande ídolo nos gramados: o goleiro Alfredo Gottardi, o Caju.

O apelido de “Furacão” surgiu em 1949 após uma vitória sobre o Britânia. O jornal “Desportos Ilustrados” trouxe a manchete: “o “Furacão” levou o “Tigre” de Roldão”.

Naquele ano, foram 11 goleadas seguidas e títulos em tudo que disputou. Em 1962, o Atlético-PR ganhou projeção nacional ao contratar dois campeões mundiais: Djalma Santos e Bellini.

Em 1982, a torcida ganhou dois xodós que se tornaram os principais ídolos do clube: os atacantes Washington e Assis. E, em 1997, começaram as obras para um novo estádio.

A Arena da Baixada foi inaugurada em 1999 e novamente modernizada para a Copa do Mundo de 2014. O ápice do futebol atleticano aconteceu em 2001, quando conquistou o Brasil.

Sob o comando do técnico Geninho, o time de Cocito, Kléber e Alex Mineiro venceu o São Caetano na final. Na primeira partida, vitória por 4 a 2. Na segunda, triunfo por 1 a 0.

Entre os principais ídolos da história estão Ary Lima, José Falcine, Tapyr Lopes, Marrequinho, Caju, Cireno, José Perez, Charrão, Nilson Borges, Bellini, Djalma Santos, Washington, Assis, Oséas, Kléber e Alex Mineiro.