No dia 17 de novembro de 1895, um grupo de esportistas se reunia no Rio de Janeiro para fundar uma equipe de remo, o Clube de Regatas Flamengo.
As primeiras cores escolhidas foram o azul e o ouro, alternadas em listras horizontais nos uniformes. Um ano depois, porém, as cores foram trocadas pelas atuais vermelho e preto.
A mudança ocorreu porque era muito complicado encontrar tecidos naquelas cores na época. Outra explicação é que os uniformes em ouro e azul desbotavam com facilidade.
O futebol começou a ser disputado entre os associados do Flamengo em 1902, mas o esporte só foi oficializado em 1912, quando o rubro-negro fez a primeira partida.
O profissionalismo veio em 1933 e poucos imaginavam que décadas depois o Flamengo se tornaria o clube de futebol mais popular do país, tendo quase 40 milhões de torcedores.
Número que foi crescendo conforme os títulos surgiram. Uma Copa Intercontinental (1981), uma Libertadores (1981), cinco campeonatos brasileiros, três edições da Copa do Brasil e 33 títulos cariocas (sendo o maior campeão estadual).