Newsletter subscribe


Agenda

Copa do Mundo de Futebol Feminino terá jogos exibidos no Museu do Futebol

Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019
Posted: 05/06/2019 at 15:01   /   by   /   comments (0)

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, realizada entre 7 de junho e 7 de julho, na França, terá jogos exibidos no Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Com telão e arquibancada para cerca de 100 pessoas, o Museu recebe torcedores brasileiros e estrangeiros para vibrar por suas seleções. Consulados e centros culturais de países como Itália, Holanda, Coreia do Sul, dentre outros, trazem atividades e convidam suas comunidades para a torcida.

França x Coreia do Sul abrem a competição na sexta-feira, 7 de junho às 16h. Para animar aqueles que vierem torcer no Museu, o Centro Cultural Coreano no Brasil traz uma apresentação musical de percussão coreana.

Já a estreia do Brasil é no domingo, dia 9 de junho, contra a Jamaica, às 10h30. Nesse dia, alunas do Pelado Real FC estarão na arquibancada do Museu junto com os personagens da Turma da Mônica. Também assistirão ao jogo integrantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do Movimento Toda Poderosa Corintiana. Com roda de samba da União dos Bairros, o primeiro jogo da Seleção promete agitar o Museu do Futebol.

2019 já é um marco para a história do Futebol Feminino. Pela primeira vez, os jogos do Mundial serão transmitidos pela TV no Brasil. E quem vier torcer no Museu também poderá conferir a exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol que narra a história do futebol feminino no país, que foi proibido por cerca de 40 anos entre as décadas de 1940 e 80 até as conquistas mais recentes.

“A exposição exalta esse momento e narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres para chegar até aqui. O reconhecimento de suas lutas deve ser fonte de inspiração às novas gerações” afirma a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.

A agenda das exibições dos jogos no Museu está relacionada abaixo e disponível no site museudofutebol.org.br. O ingresso para o Museu dá direito a ver a exposição temporária CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol, a exposição de longa duração e a assistir aos jogos do dia. Às terças-feiras o Museu tem entrada gratuita.

Exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

A exposição narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres até a oitava edição da Copa do Mundo, realizada neste ano, na França, e que já é um marco nas conquistas do futebol feminino.

Para contar essa história, o Museu do Futebol convidou para a curadoria um time de mulheres especialistas e atuantes na causa: Aline Pellegrino – capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (2004 a 2013) e atual coordenadora da modalidade na Federação Paulista de Futebol, destacando-se como uma das poucas gestoras mulheres na área; Aira Bonfim – pesquisadora da participação feminina no esporte antes da proibição; Luciane Castro – jornalista pioneira na cobertura dos jogos e campeonatos femininos; e Silvana Goellner – professora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte da UFRGS.

Junto da equipe do Museu do Futebol e das curadoras, a dupla Daniela Thomas e Felipe Tassara, que trabalhou na equipe de concepção do próprio Museu do Futebol, assina o projeto expositivo.

Vídeos, fotografias, objetos dos acervos pessoais de atletas e um panorama com fatos que vão desde antes da proibição da prática do futebol pelas mulheres – que vigorou ao longo de várias décadas do século 20 – inspiraram o público a valorizar essa história e a empoderar meninas para a prática esportiva, transformando velhos preconceitos em ações positivas para o mundo.

A exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol conta com patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da lei federal de incentivo à cultura, e conta com apoio da The Led.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

Veja também: