Newsletter subscribe

Confrontos, Corinthians, Posts, Santos

Corinthians 2×0 Santos – O fim de um tabu de 11 anos no futebol paulista

Corinthians 2x0 Santos
Posted: 06/03/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 6 de março de 1968, o Corinthians vencia o Santos por 2 a 0 e encerrava um tabu de 11 anos no Campeonato Paulista, desde que Pelé estreou entre os profissionais santistas.

A sequência começou em 1957, quando os clubes empataram em 3 a 3. Naquela ocasião, o Timão conquistou a Taça dos Invictos e enfrentou o “Rei” pela primeira vez na história.

Depois de 22 partidas sem vencer, a equipe de Parque São Jorge recebeu os santistas no Pacaembu no dia em que teve as estreias dos jogadores Paulo Borges, Eduardo e Buião.

Também era a primeira partida do técnico Lula no Timão, que liderou vários títulos santistas na era Pelé. O “Rei”, aliás, sofreu uma marcação implacável do zagueiro Luis Carlos.

O primeiro tempo terminou sem gols. A segunda etapa começou com uma tabelinha de classe entre Flávio e Paulo Borges, que balançou as redes aos 13 minutos e abriu o placar.

Aos 31 minutos, foi a vez de Rivellino deixar Flavio na cara do gol para ampliar a vantagem e sacramentar a vitória. O Santos não teve uma boa atuação e o Corinthians foi irretocável.

Aquela edição do Campeonato Paulista foi disputada em pontos corridos e, mesmo com a quebra do tabu, o Santos voltou a conquistar o título. E, de quebra, quatro jogos antes do fim.

Naquele clássico, o Corinthians foi a campo com Diogo, Osvaldo Cunha, Ditão, Luís Carlos (Clóvis), Maciel, Édson Cegonha, Rivellino, Buião, Paulo Borges, Flávio e Eduardo.

Já o Santos, comandado pelo técnico Antoninho, teve Cláudio, Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Joel (Oberdã), Rildo, Lima, Negreiros, Kaneko, Toninho, Pelé e Edu.