Newsletter subscribe

Atlético-MG, Bahia, Coritiba, Flamengo, Goiás, Internacional-RS, Náutico, Paysandu, Ponte Preta, Posts, Sport, XV de Piracicaba

Dario José dos Santos – Dadá Maravilha

Dadá Maravilha
Posted: 04/03/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 4 de março de 1946, nascia na cidade do Rio de Janeiro um dos mais folclóricos, bem humorados e goleadores da história do futebol brasileiro: o centroavante Dadá Maravilha.

Dario José dos Santos iniciou carreira no futebol carioca, defendendo o Campo Grande. No entanto, não demorou a despertar a atenção dos cartolas do Atlético-MG.

Chegou a Belo Horizonte e logo caiu nas graças da torcida pelo estilo desengonçado e pelo humor irreverente. Não tinha um técnica refinada, mas era um excelente finalizador.

Os torcedores mineiros têm na memória dezenas de gols de cabeça marcados pelo centroavante, que também ganhou o apelido de “Beija-Flor” por subir alto e parar no ar.

Dario foi o único jogador convocado oficialmente por um presidente brasileiro, em 1970, quanto Emílio Garrastazu Medici fez questão que ele disputasse a Copa do Mundo.

Foi campeão mundial, mas já havia feito história um ano antes, quando o Atlético-MG enfrentou a própria seleção brasileira. O craque fez um dos gols na vitória do Galo por 2 a 1.

No Atlético-MG, o goleador foi campeão estadual em 1970 e 1978, além de levantar a taça do Campeonato Brasileiro em 1971. Dadá, porém, também se destacou em outros clubes.

Passou pelo Flamengo, onde foi campeão carioca em 1974. Jogou no Sport, onde quebrou um recorde em 1976 ao marcar dez gols em uma vitória por 14 a 0 sobre o Santo Amaro.

Também vestiu a camisa do Internacional, fazendo parte do elenco campeão brasileiro de forma invicta em 1976. No mesmo ano, ainda foi campeão gaúcho pelo Colorado.

Dadá ainda levantou troféus no Bahia e no Goiás, tendo também atuado na Ponte Preta, no Paysandu, no Náutico, no Coritiba, no Nacional (AM), no XV de Piracicaba e no Douradense (MS).