Em 19 de outubro de 1956 nascia em Montevidéu, capital do Uruguai, o eterno zagueiro Dario Pereyra. Despontou para o futebol em 1975, quando subiu aos profissionais do Nacional (URU).
Fez parte da equipe campeã uruguaia em 1976 e não demorou para começar a ser chamado para a seleção. Foi quando o São Paulo descobriu o defensor e iniciou as negociações.
As tratativas duraram mais de um ano, mas terminaram em 1977. Chegou ao Morumbi após o Tricolor desembolsar cinco milhões de cruzeiros e de Dario rejeitar uma proposta do Real Madrid.
Já naquele ano, sagrou-se campeão brasileiro. Porém, ainda não tinha posição definida. Foi armador, volante e só depois quarto-zagueiro. E, ainda por cima, enfrentou várias contusões.
Firmado na equipe titular e jogando na posição em que se consagrou, Dario Pereyra foi quatro vezes campeão paulista, além de voltar a vencer o Campeonato Brasileiro em 1986.
Disputou 451 jogos em 11 anos, marcando 38 gols, formando uma dupla histórica com Oscar. Ainda passou pelo Flamengo em 1988, pelo Palmeiras em 1989 e ficou três anos no Japão.
Por lá, chegou a vencer a Copa do Imperador em 1990. Dario disputou mais de 30 partidas pela seleção uruguaia. Tornou-se técnico e também comentarista esportivo.