Um sérvio que rodou o mundo e fez do país do futebol a sua casa. O craque Petkovic nasceu no dia 10 de setembro de 1972, e foi ídolo das torcidas de alguns dos principais clubes do Brasil.
Deu os primeiros passos no futebol na cidade natal de Radnički, na antiga Iugoslávia. Destacou-se no Estrela Vermelha, mudou-se para a Espanha e jogou no Real Madrid, no Sevilha e no Racing.
No entanto, mal sabia ele que o sucesso estava ainda mais longe. O destino mais inesperado foi o mais vitorioso. Desembarcou na Bahia em 1997 e foi bater bola no Vitória.
No Barradão, começou a arrebanhar multidões. Foi se destacando em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos. Atraiu os olhares dos gigantes.
E, por onde passou, virou ídolo: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense. Petkovic alcançou uma marca até hoje insuperável: nove gols olímpicos por times brasileiros.
Relembre todos eles:
O nômade da bola tem os títulos iugoslavo, espanhol, brasileiro, chinês e até saudita. Ainda recebeu o título de cônsul honorário da Sérvia no Brasil. Hoje, Petkovic é treinador.