Diego Armando Maradona

No dia 30 de outubro de 1960, nascia na cidade de Lanús, na Argentina, o craque Diego Armando Maradona. Cresceu na base do Argentinos Juniors, de Buenos Aires, e despontou ainda com 15 anos para o futebol.

Maradona foi campeão mundial de juniores em 1979 e despertou o interesse do Boca Juniors. Levantou a taça de campeão nacional na Bombonera em 1981 e se firmou na seleção.

Veja alguns gols:

Liderou a Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1986, no México. Tornou-se o maior ídolo do país pela famosa “mano de Dios”, quando eliminou a Inglaterra nas quartas de final.

O país havia perdido a guerra pelo controle da Ilha Malvinas para os britânicos e o gol de Maradona foi, para os argentinos, o principal golpe sobre os ingleses. Um lance e muita emoção.

Relembre:

Maradona já havia disputado a Copa do Mundo de 1982 e ainda foi vice-campeão em 1990, na Itália. E foi lá, inclusive, que ele brilhou ainda mais: vestindo a camisa do Napoli.

Chegou em 1984, comandando três anos depois o primeiro título da equipe no Campeonato Italiano. Repetiu o feito em 1990, além de abraçar a Europa e vencer a Copa da Uefa em 1989.

Reveja:

Maradona foi flagrado no antidoping por uso de drogas, preso e suspenso. Ainda passou por Barcelona, Sevilla, Newell’s Old Boys e encerrou carreira no Boca Juniors em 1997.