Newsletter subscribe


Posts, Santos

Edson Arantes do Nascimento – Pelé

Edson Arantes do Nascimento - Pelé
Posted: 23/10/2015 at 20:55   /   by   /   comments (0)

Considerado o maior jogador brasileiro em todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações, no interior de Minas Gerais.

Em homenagem, a rua em que Pelé nasceu recebe o nome dele desde 1966. A cidade ainda tem duas estátuas. Uma pelo tri mundial em 1970 e outra dele dando um soco no ar.

E foi ainda no interior mineiro que ele começou a ser chamado de Pelé. O garoto era fã do goleiro Bilé, do Vasco da Gama. Porém, trocava uma das letras e o chamava de “Pilé”. Ficou.

O mais curioso é que ele chegou a disputar um jogo no gol. Em 1963, Gylmar foi expulso e não havia como substituir. Pelé foi para a meta naquela vitória do Santos sobre o Grêmio por 4 a 3.

O “Rei do Futebol” não ficou marcado apenas pelos mais de mil gols e pelos inúmeros títulos conquistados no Santos e na seleção brasileira, além do pioneirismo no Cosmos, dos Estados Unidos.

Pelé foi capaz de parar duas guerras civis na África em 1969, levando a população ao estádio para vê-lo jogar. Recebeu até o título de “Sir” da rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

As conquistas dele sempre estarão guardadas na memória, nos livros, nos troféus e nas… placas! Como na que está no Maracanã, em homenagem a um golaço que ele marcou sobre o Fluminense em 1961. O primeiro de tantos “gols de placa”!