No dia 15 de fevereiro de 1963, nascia em São Paulo uma das principais revelações das categorias de base da Lusa nos anos 1980: Edu Marangon, o eterno “Boy da Mooca”.
O craque despontou como destaque da Portuguesa na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1983 e não demorou a receber uma oportunidade na equipe profissional.
Edu foi puxado ao time principal pelo técnico Candinho e depois brilhou ao lado de craques como Serginho, Luís Pereira, Célio, Toninho, Toquinho, Jorginho, Luís Muller e Esquerdinha.
Juntos, formaram a equipe que chegou à final do Campeonato Paulista de 1985. Em uma decisão bastante tumultuada contra o São Paulo, a Lusa ficou com o vice daquele ano.
Marangon foi convocado para a seleção brasileira em 1987 pelo técnico Carlos Alberto Silva. Teve boas atuações, mas acabou sendo prejudicado na equipe por sérias contusões.
O meia foi negociado com o Torino, da Itália, em 1988. Ainda teve passagens por Porto (POR), Flamengo, Santos, Palmeiras, Nacional (URU), Yokohama Flügels (JAP) e Inter de Limeira.
O “Boy da Mooca” retornou ao Canindé para iniciar a carreira de treinador. Foi quando teve a alegria de comemorar um título no clube: a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2002.