Newsletter subscribe

Portuguesa

Émerson Carvalho da Silva

Posted: 05/01/2017 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 5 de janeiro de 1975 nascia na cidade de Bauru, no interior paulista, o zagueiro Émerson – que ao lado de César formou uma das grandes duplas de zaga da Portuguesa nos anos 1990.

Émerson Carvalho da Silva foi revelado nas categorias de base do XV de Jaú, chegou ao Canindé para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1995 e não voltou mais.

No mesmo ano, foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e fez parte da equipe que conquistou o Sul-Americano da categoria. Voltou com moral e ganhou espaço entre os profissionais.

Em 1996, passou a formar dupla com César na defesa lusitana. Os dois estavam entre os principais nomes daquele elenco que encantou o Brasil e foi vice-campeão brasileiro.

Ficou marcado como um zagueiro muito seguro, que não brinca em serviço e passava segurança ao time. De vez em quando, ainda se arriscava ao ataque e marcava um gol.

Em 1998, integrou o time que foi tirado da final do Paulistão pelo árbitro argentino Javier Castrilli e que chegou à reta final do Brasileirão. Disputou 202 jogos pela Portuguesa e marcou 22 gols.

Em 2000, foi convocado para a seleção brasileira principal. Ficou na Lusa até o ano seguinte e depois passou por São Paulo, Vitória, Paraná e Ponte Preta, além de Japão e Portugal.