Newsletter subscribe


Agenda

Entrada gratuita no Fim de Semana no Museu do Futebol

Exposição Contra-Ataque - Museu do Futebol
Posted: 04/07/2019 at 08:23   /   by   /   comments (0)

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, com patrocínio da Perdigão Na Brasa, realizam no domingo, dia 7 de julho, o IV Arraial do Charles Miller, com clima de estádio, som de bateria de arquibancada, comidas de boteco e telão para as finais da Copa do Mundo de Futebol Feminino (às 12h) e Copa América (às 17h).

O Arraial, com acesso gratuito, será na área externa do Museu do Futebol, das 10h até as 19h e terá quitutes dos melhores botecos da cidade. A inspiração é a culinária dos países dos torneios de futebol que se encerram no dia (Copa do Mundo de Futebol Feminino e Copa América de Futebol Masculino). Assim, o Bar do Luiz Fernandes (Mandaqui) traz um bolinho rabo de toro e bolinho basco, representando a gastronomia da Espanha; o Carlinhos (Pari) representa a França com um sanduíche de cordeiro na baguete francesa; o Chef Carlos Bertolazzi (Zena Caffè, Jardins) traz uma coxinha de frango, de pernil e de jaca, representando o Brasil; já o Boteco do Carmo (Bairro do Limão), com o hot-dog tradicional, representa os EUA; a Cantina Piovanelli (São Roque) vem com a porchetta alla romana, representando a Itália; o Boteco dos Hermanos (Pari), com o choripán argentino, e o Sabor Original CociNA Chilena traz as tradicionais empanadas chilenas.

As jogadoras Tamires Dias e Mônica Hickmann da Seleção Brasileira confirmaram presença na festa, para um bate-papo das 15h às 16h30. Além de aproveitar o Arraial e torcer com as finais, todos poderão visitar o Museu gratuitamente e participar da Troca de Figurinhas e do espaço “Férias no Museu” que estarão acontecendo ao longo do dia, também na área externa do Museu, na fachada do Estádio do Pacaembu.

DEBATE IMPERDÍVEL

No sábado (6), às 10 horas, será realizado o debate “Chegou a vez das mulheres do futebol?”. Depois de 40 anos de proibição e décadas de pouca visibilidade, será que já dá para dizer que o futebol feminino finalmente conquistou seu espaço? A repercussão da modalidade em 2019 veio para transformar?

Para falar sobre reconhecimento e perspectivas, convidamos especialistas no assunto:

SILVANA GOELLNER pesquisadora da UFRGS e curadora da exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol
SORAYA BARRETO pesquisadora e autora de livros sobre torcida feminina e futebol feminino
EMILY LIMA ex-jogadora e treinadora da Seleção Brasileira, atual técnica da equipe feminina do Santos.
LU CASTRO jornalista e curadora da exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

Gratuito
Auditório (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes) e transmissão pelas redes sociais do Museu.