No dia 7 de março de 1962, nascia na cidade de São Paulo um dos principais e mais habilidosos jogadores da Portuguesa na década de 1980: o ponta-esquerda e meia Esquerdinha.
Décio de Abreu iniciou a carreira nas categorias de base do Palmeiras e ganhou oportunidade na equipe profissional em 1980, sendo treinado por Jorge Vieira e Rubens Minelli.
Emprestado ao Santo André, despertou a atenção dos dirigentes na Lusa para a temporada de 1985. A Rubro-Verde cedeu o meia Mendonça ao Palmeiras em troca de Esquerdinha.
Foi um dos principais jogadores do vice-campeonato paulista em 1985, formando uma fantástica linha de ataque ao lado de Toninho, Edu Marangon, Toquinho, Jorginho e Luís Muller.
Esquerdinha ficou marcado pela velocidade e habilidade, além de sempre ser lembrado pela tradicional comemoração após marcar gols: um beijo no pé esquerdo.
As atuações na Portuguesa eram tão boas que o jogador chegou até a ser convocado para a seleção brasileira. Ao lado de Edu Marangon, foi chamado pelo técnico Evaristo de Macedo.
O ponta-esquerda, que também atuava como meia, defendeu as cores lusitanas até 1988, quando foi negociado com o Marítimo (POR). Depois, passou por diversos clubes do interior.
Décio de Abreu virou técnico e chegou a comandar as categorias de base do clube, onde jamais deixou de ser lembrado como um ídolo e um grande craque da história da Portuguesa.