Newsletter subscribe

Ponte Preta, Posts

Estádio Moisés Lucarelli

Estádio Moisés Lucarelli
Posted: 12/09/2015 at 23:36   /   by   /   comments (0)

No dia 12 de setembro de 1948 era inaugurado o estádio Moisés Lucarelli, casa de um dos clubes mais antigos do país: a Ponte Preta. Na época, o Majestoso era o maior estádio da cidade de Campinas e o terceiro maior do Brasil, recebendo 35 mil pessoas.

O estádio foi idealizado, financiado e construído inteiramente pela torcida da Macaca. O sócio e abnegado Moysés Lucarelli (com Y mesmo) liderou o projeto, arrecadando fundos e capitaneando as obras ao lado de Olímpio Dias Porto e José Cantúsio.

Moysés, porém, resistia à ideia de dar nome ao estádio. Em uma viagem à Argentina, a diretoria do clube aproveitou e fez a homenagem ao benemérito. O nome oficial acabou sendo registrado sem o Y, como estádio Moisés Lucarelli.

Ao longo de todos esses anos, o Majestoso recebeu grandes públicos. Muitos historiadores falam de jogos com mais de 40 mil pagantes. A maior lotação oficial, no entanto, aconteceu em 1978: 37 mil pessoas em um Ponte Preta 1×3 São Paulo.

O estádio ainda recebeu aquele que é considerado até hoje pelos donos da casa como o maior dérbi campineiro de todos os tempos, em 1981. O jogo decidia o primeiro turno do Paulistão. A Ponte venceu o Guarani por 2 a 1, com 22 mil torcedores.