Estádio Urbano Caldeira – Vila Belmiro

No dia 22 de outubro de 1916 era inaugurada a Vila Belmiro, um dos mais tradicionais e históricos palcos do futebol brasileiro. Na ocasião, o Santos venceu o Clube Atlético Ypiranga por 2 a 1.

O primeiro gol do estádio foi marcado por Millon, atleta do Peixe. As arquibancadas eram construídas aos poucos, conforme os dirigentes e torcedores iam arrecadando recursos.

Foi assim que, em 1931, os refletores foram inaugurados. O campo recebeu iluminação artificial pela primeira vez na noite do dia 21 de março, mais precisamente às 20 horas.

O estádio só passou a ser chamado de Urbano Caldeira em 1933. Ele havia sido jogador, técnico e diretor do alvinegro praiano por muitos anos e foi homenageado logo após a morte.

Em 1955, a Vila Belmiro se tornou o primeiro estádio brasileiro a ter uma partida transmitida ao vivo pela televisão. Foi um clássico contra o Palmeiras, em que o Peixe venceu por 3 a 1.

O local recebeu o apelido de “Alçapão da Vila” nos tempos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Em 1964, o Rei chegou a marcar oito gols em um 11 a 0 sobre o Botafogo.

O recorde de público, de 32.986 pessoas, foi registrado em um clássico contra o Corinthians em 1964. Parte da arquibancada desabou e o empate por 1 a 1 foi concluído em outro dia.

A Vila Belmiro passou por uma ampla reforma em 1997, tanto nas arquibancadas quanto no gramado. E outras foram realizadas para modernizar o estádio já nos anos 2000.