Newsletter subscribe


Atlético-MG, Coritiba, Figueirense, Guarani, Palmeiras, Posts, São Paulo, Vasco da Gama

Evair Paulino

Evair Paulino
Posted: 21/02/2016 at 20:25   /   by   /   comments (0)

No dia 21 de fevereiro de 1965, nascia em Crisólia, no interior de Minas Gerais, um dos principais goleadores, cabeceadores e cobradores de falta que o futebol brasileiro teve: Evair.

O craque ganhou ainda jovem uma oportunidade nas categorias de base do Guarani e se mudou para Campinas, no interior paulista. Não demorou para se tornar o artilheiro do clube.

Em 1987, foi convocado para a seleção brasileira que venceria os Jogos Pan-Americanos e, no ano seguinte, se firmou como o principal goleador do Campeonato Paulista com 19 gols.

Evair passou a despertar tanta atenção que, após três anos, foi contratado pelo Atalanta, da Itália. Ajudou a equipe a permanecer na divisão de elite, para onde havia voltado recentemente.

Os títulos, porém, vieram no Palmeiras, onde chegou em 1991. O início foi complicado, já que era renegado ao banco de reservas. A sorte mudou com a chegada do técnico Otacílio Gonçalves.

O jogador, que tinha a característica de homem de área e matador, passou a atuar como pivô e dando diversas assistências aos companheiros de time. O sucesso foi só consequência.

Em 1993, ele e companheiros como Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho e Edmundo colocaram fim a um jejum de títulos de 16 anos e tornaram o Palmeiras campeão paulista.

O primeiro troféu foi apenas o primeiro impulso para que o clube recuperasse a hegemonia de outros anos. A equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo desfilava em campo.

O Verdão foi campeão brasileiro em 1993 e 94, além de ter conquistado novamente o estadual em 1994. Na ocasião, Evair recebeu uma excelente proposta do futebol japonês.

Defendeu o Yokohama Flugels (JAP) até 1997, quando retornou ao Brasil para jogar brevemente no Atlético-MG. A boa fase, porém, retornou em outro clube: o Vasco da Gama.

O artilheiro voltou a fazer dupla de ataque com Edmundo e liderou a equipe cruzmaltina na conquista do Campeonato Brasileiro de 1997, tornando-se ídolo da torcida.

No ano seguinte, defendeu a Portuguesa e jogou com Leandro Amaral naquela equipe que foi eliminada na semifinal do Campeonato Paulista pelo árbitro argentino Javier Castrilli.

Em 1999, Evair retornou ao Parque Antarctica para vestir a camisa do Palmeiras e ajudar o clube a conquistar um dos mais importantes títulos da história: a Copa Libertadores da América.

Antes de encerrar a carreira, o goleador ainda acertou com o São Paulo, onde foi campeão paulista em 1999, e teve passagens por equipes como Goiás, Coritiba e Figueirense.