No dia 26 de dezembro de 1957, nascia na cidade de Cachoeira do Sul, no interior gaúcho, um goleiro que fez sucesso na Lusa e que brilhou também no futebol português: Ewerton.
Ewerton Machado Jaenisch passou quase uma década no Canindé. Vindo do futebol gaúcho, não demorou muito para se consolidar como titular da Portuguesa e conquistar a torcida.
Excelente na saída do gol, tinha um reflexo incrível e um forte espírito de liderança. Logo se tornou ídolo dos lusitanos e era um ponto de segurança quando estava debaixo da meta.
Ewerton fez parte da equipe que disputou o título do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1980, perdendo o posto para o Santos em dois jogos decisivos na reta final.
Em 1984, em um clássico contra o Palmeiras, sofreu um forte choque contra o atacante Reinaldo. Teve de retirar o rim esquerdo e o baço em uma lesão considerada gravíssima.
Mesmo assim, conseguiu se recuperar e voltou a compor o elenco quando, em 1985, a Portuguesa foi vice-campeã paulista perdendo a decisão para o São Paulo no Morumbi.
Ewerton jogou com grandes craques e marcou época. No Canindé, foi contemporâneo de Moacir, Serginho, Toquinho e Mendonça. Saiu em 1986 e, depois,brilhou no futebol português.
O goleiro passou os últimos anos da carreira em Portugal, onde se destacou vestindo a camisa do Marítimo. Já aposentado, voltou para o Rio Grande do Sul sem ligado ao futebol.