Pages Menu
Categories Menu
Ewerton Machado Jaenisch

Ewerton Machado Jaenisch



No dia 26 de dezembro de 1957, nascia na cidade de Cachoeira do Sul, no interior gaúcho, um goleiro que fez sucesso na Lusa e que brilhou também no futebol português: Ewerton.

Ewerton Machado Jaenisch passou quase uma década no Canindé. Vindo do futebol gaúcho, não demorou muito para se consolidar como titular da Portuguesa e conquistar a torcida.

Excelente na saída do gol, tinha um reflexo incrível e um forte espírito de liderança. Logo se tornou ídolo dos lusitanos e era um ponto de segurança quando estava debaixo da meta.

Ewerton fez parte da equipe que disputou o título do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1980, perdendo o posto para o Santos em dois jogos decisivos na reta final.

Em 1984, em um clássico contra o Palmeiras, sofreu um forte choque contra o atacante Reinaldo. Teve de retirar o rim esquerdo e o baço em uma lesão considerada gravíssima.

Mesmo assim, conseguiu se recuperar e voltou a compor o elenco quando, em 1985, a Portuguesa foi vice-campeã paulista perdendo a decisão para o São Paulo no Morumbi.

Ewerton jogou com grandes craques e marcou época. No Canindé, foi contemporâneo de Moacir, Serginho, Toquinho e Mendonça. Saiu em 1986 e, depois,brilhou no futebol português.

O goleiro passou os últimos anos da carreira em Portugal, onde se destacou vestindo a camisa do Marítimo. Já aposentado, voltou para o Rio Grande do Sul sem ligado ao futebol.