No dia 24 de dezembro de 1937, nascia na cidade de São Paulo um dos maiores ídolos da história da Lusa, que defendeu o clube por mais de uma década e que foi campeão mundial: o goleiro Felix.
Felix Miélli Venerando jogava nas categorias de base do Juventus, da Mooca, quando foi contratado pela Portuguesa em 1955. O time luso, porém, tinha Cabeção e Lindolfo como goleiros.
O jovem jogador treinava com os profissionais e atuava com os aspirantes, onde foi campeão paulista em 1957. Três anos mais tarde, chegou à meta do time principal com o técnico Nena.
Logo passou a ficar marcado pelas grandes atuações em decisões, com defesas milagrosas e uma elasticidade incrível. Não demorou para chegar à seleção brasileira.
Felix formou uma inesquecível dupla com Orlando na Lusa, com quem se revezava no gol. Graças à parceria, tornou-se o primeiro goleiro a marcar um gol com a camisa do clube em 1965.
Em um torneio disputado nos Estados Unidos, Felix deixou Orlando na meta e foi para a linha. Ele marcou o décimo gol na vitória por 12 a 1 sobre a Seleção de Boston.
O goleiro fez parte de equipes inesquecíveis da Portuguesa, sendo companheiro de Servílio, Ditão, Nair, Henrique, Dida, Ratinho, Leivinha, Ivair, Paes e Rodrigues.
Ficou na Lusa de 1955 a 1968, quando foi negociado com o Fluminense. Disputou 305 jogos, conquistando 147 vitórias. É sempre lembrado entre os maiores nomes do clube.
Em 1970, Felix calou os críticos e foi crucial na campanha da seleção brasileira campeã do mundo, com defesas até hoje inacreditáveis. Faleceu no dia 24 de agosto de 2012.