Pages Menu
Categories Menu
Felix Miélli Venerando

Felix Miélli Venerando



No dia 24 de dezembro de 1937, nascia na cidade de São Paulo um dos maiores ídolos da história da Lusa, que defendeu o clube por mais de uma década e que foi campeão mundial: o goleiro Felix.

Felix Miélli Venerando jogava nas categorias de base do Juventus, da Mooca, quando foi contratado pela Portuguesa em 1955. O time luso, porém, tinha Cabeção e Lindolfo como goleiros.

O jovem jogador treinava com os profissionais e atuava com os aspirantes, onde foi campeão paulista em 1957. Três anos mais tarde, chegou à meta do time principal com o técnico Nena.

Logo passou a ficar marcado pelas grandes atuações em decisões, com defesas milagrosas e uma elasticidade incrível. Não demorou para chegar à seleção brasileira.

Felix formou uma inesquecível dupla com Orlando na Lusa, com quem se revezava no gol. Graças à parceria, tornou-se o primeiro goleiro a marcar um gol com a camisa do clube em 1965.

Em um torneio disputado nos Estados Unidos, Felix deixou Orlando na meta e foi para a linha. Ele marcou o décimo gol na vitória por 12 a 1 sobre a Seleção de Boston.

O goleiro fez parte de equipes inesquecíveis da Portuguesa, sendo companheiro de Servílio, Ditão, Nair, Henrique, Dida, Ratinho, Leivinha, Ivair, Paes e Rodrigues.

Ficou na Lusa de 1955 a 1968, quando foi negociado com o Fluminense. Disputou 305 jogos, conquistando 147 vitórias. É sempre lembrado entre os maiores nomes do clube.

Em 1970, Felix calou os críticos e foi crucial na campanha da seleção brasileira campeã do mundo, com defesas até hoje inacreditáveis. Faleceu no dia 24 de agosto de 2012.