Pages Menu
Categories Menu
Flamengo 2×6 Bangu – O dia em que Arthurzinho encantou o Maracanã

Flamengo 2×6 Bangu – O dia em que Arthurzinho encantou o Maracanã



Flamengo e Bangu protagonizam um dos mais tradicionais jogos da história do futebol carioca. Os clubes se enfrentam desde 1912, quando o rubro-negro começou no futebol.

Apesar de a maioria das partidas ter terminado com vitória do time da Gávea, o Bangu gosta de aprontar para cima do rival. A principal surpresa foi em 7 de setembro de 1983.

Na ocasião, as equipes se enfrentavam no estádio do Maracanã pela Taça Guanabara. Foi quando o Bangu aplicou uma das maiores goleadas sobre o Flamengo: 6 a 2.

O time rubro-negro não estava bem na competição e quem havia evitado derrotas nas rodadas anteriores era o goleiro Raul Plassmann. Ele, porém, ficou de fora da partida.

Coube ao goleiro Abelha ser apontado como um dos principais culpados pelo placar. O Bangu era treinado por Moisés, mas foi liderado em campo pelo craque e goleador Arthurzinho.

O centroavante marcou nada menos que quatro dos seis gols. Um deles é considerado um dos mais belos do Maracanã, em que Arthurzinho driblou toda a defesa adversária.

Ele dominou a bola na intermediária e, com um só drible, deslocou toda a zaga. O artilheiro ainda mandou a bola por cobertura, comemorando antes mesmo de entrar no gol.

O histórico cartola Castor de Andrade dobrou o prêmio que daria aos jogadores pela vitória e tirou 100 mil cruzeiros dos cofres. A festa nos vestiários após o jogo era de um título.

Aquele histórico Bangu foi a campo com Toinho, Gílson Paulino, Tecão (Jair), Fernandes (Índio), Tonho, Mococa, Arturzinho, Mário, Marinho, Fernando Macaé e Ado.

Já o Flamengo, que atravessava uma crise nos gramados, foi escalado com Abelha, Leandro, Marinho, Mozer, Ademar, Andrade, Vítor, Júnior; Robertinho, Baltazar (Peu) e Adílio.

O Bangu abriu 3 a 0 de vantagem no placar com Arthurzinho, Fernando e Marinho. O Flamengo descontou com Júnior. O alvirrubro fez 5 a 1 com mais dois de Arthurzinho. O rubro-negro marcou com Robertinho, mas Arthurzinho selou o placar.