No dia 7 de janeiro de 1922, nascia na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, o ponta-esquerda Francisco Aramburu, o Chico, ídolo do Vasco da Gama e da seleção brasileira.
Chico foi um dos principais destaques do famoso “Expresso da Vitória”, considerado por muitos torcedores como o melhor time da história cruzmaltina entre as décadas de 1940 e 1950.
Foi cinco vezes campeão carioca (1945, 47, 49, 52 e 56). Na seleção brasileira, fez parte do time que conquistou o histórico e lendário Campeonato Sul-Americano de 1949.
No ano seguinte, o Vasco foi base para seleção brasileira na Copa do Mundo. O ponta-esquerda disputou quatro partidas e marcou quatro gols, sendo o maior destaque do time.
Chico comentava que poderia ter dado o título ao Brasil naquela final, em um chute cruzado à área no último minuto. A bola iria para os pés dele, mas Ademir Menezes se precipitou.
O craque ainda vestiu as camisas de Grêmio e Flamengo, além do Ferro Carril (RS), clube de Uruguaiana que o revelou. Francisco Aramburu faleceu no dia 1° de outubro de 1997.