No dia 7 de outubro de 1976, nascia na cidade de Lagoa da Prata, no interior de Minas Gerais, um craque que se tornaria ídolo na Europa e chegaria à seleção brasileira: o defensor Gilberto Silva.
Técnico e habilidoso, ficou conhecido como um jogador que não apelava para faltas a fim de barrar os adversários. Conseguia dominar bem a bola e sair jogando, com toques precisos.
Gilberto Aparecido da Silva começou a carreira nas categorias de base do América-MG, em Belo Horizonte. Foi ali que descobriu a qualidade para atuar como volante, desarmando jogadas.
Mesmo tendo que conciliar o futebol com outros trabalhos, chegou aos profissionais em 1997. Naquele mesmo ano, foi um dos destaques do time campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 1999, já na elite do torneio nacional, acabou chamando a atenção da mídia e dos torcedores rivais ao marcar nada menos que 20 gols. Dali para frente foram apenas conquistas.
Gilberto Silva se transferiu para o Atlético-MG em 2000, pouco antes de o América-MG vencer a Copa Sul-Minas. Uma lesão, porém, afastou o craque dos gramados nos primeiros meses.
Recuperado, foi convocado pelo técnico Luis Felipe Scolari para a seleção brasileira. Com a contusão de Émerson, acabou sendo titular absoluto na conquista do penta na Copa do Mundo de 2002.
Logo após o Mundial, o volante foi contratado pelo Arsenal (ING). A titularidade se tornou uma constante, por vezes como volante e em algumas oportunidades como zagueiro. Dava conta do recado.
Não demorou para se tornar ídolo da torcida e levantar taças no futebol europeu. Gilberto Silva foi campeão inglês (2003/04), da FA Cup (2003 e 2005) e da FA Community Shield (2002 e 2004).
O defensor vestiu a amarelinha na Copa do Mundo de 2007 e na Copa América de 2007. No ano seguinte, já sem muitas chances no Arsenal (ING), resolveu ir para o Panathinaikos (GRE).
A titularidade voltou a ser rotina, dando a ele a oportunidade de ainda defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Nesta temporada, foi campeão grego e da Copa da Grécia.
Retornou ao Brasil em 2011 para defender o Grêmio, onde ficou por duas temporadas. O craque decidiu então voltar para o Atlético-MG, onde reencontrou o excelente futebol.
Gilberto Silva fez parte do elenco histórico que conquistou tanto o Campeonato Mineiro quanto a Copa Libertadores em 2013. O craque encerrou a carreira no Galo na temporada de 2015.
Imagens: Acervo do Coelho, Gilberto Silva