Newsletter subscribe

Flamengo, Internacional-RS, Posts, São Paulo

Gilmar Rinaldi

Posted: 13/01/2016 at 20:48   /   by   /   comments (0)

No dia 13 de janeiro de 1959, nascia na cidade de Erechim, no interior do Rio Grande do Sul, o goleiro que ficou conhecido por conquistar títulos por onde passou: Gilmar Rinaldi.

O jogador iniciou a carreira profissional em Porto Alegre, vestindo a camisa do Internacional, onde foi tetracampeão gaúcho (1981, 82, 83 e 84). Os títulos vieram e, com eles, a titularidade.

Desde muito cedo ficou marcado pela regularidade, discrição e segurança que passava aos zagueiros. Fora de campo, tinha um excelente relacionamento com torcedores e jornalistas.

Não demorou para chamar a atenção de outros clubes e, em 1985, foi contratado pelo São Paulo. Naquele ano, fez parte do elenco campeão paulista (vencendo de novo em 1987 e 89).

O auge no Tricolor veio em 1986, integrando o elenco que conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Foi decisivo em todo o torneio, incluindo a final contra o Guarani.

Gilmar perdeu posição para o chileno Rojas e o jovem Zetti, quando decidiu se transferir para o Flamengo. O destino, claro, era mais do que certo: ser novamente campeão.

No rubro-negro, foi campeão carioca em 1991 e se tornou campeão brasileiro em 1992 ao lado de Charles, Baresi, Piá, Uidemar, Fabinho, Júnior, Zinho e Renato Gaúcho.

Em 1994, convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, foi o terceiro goleiro da seleção brasileira que conquistou aquela Copa do Mundo. Os dois primeiros eram Taffarel e Zetti.

O goleiro encerrou carreira no Cerezo Osaka, do Japão, e resolveu investir na vida de empresário de jogadores. Trabalhou, inclusive, na Confederação Brasileira de Futebol.