Newsletter subscribe

Goiás, Posts

Goiás Esporte Clube

Goiás Esporte Clube
Posted: 06/04/2016 at 14:21   /   by   /   comments (0)

No dia 6 de abril de 1943, um grupo de amigos fundava um time amador de futebol e mal sabia que, anos depois, a equipe teria projeção nacional: o Goiás Esporte Clube.

A primeira partida foi contra um dos mais tradicionais times do estado na época, o Atlético Goianiense. Os onze que iriam para o jogo não tinham sequer um uniforme padrão.

Foram emprestadas nove camisas verdes do América-MG e dois jogadores foram a campo de branco. A partir de então, o clube passou a adotar as cores como oficiais nos uniformes.

As duas primeiras décadas da história do Goiás mesclaram um período de amadorismo e de luta para se consolidar no estado. O grande desafio do time era conquistar uma grande torcida.

Por muitos anos, o Esmeraldino foi conhecido como o “clube dos 33”. A brincadeira da época era de que a equipe tinha apenas 33 torcedores, o que incluía dirigentes e fundadores.

No entanto, o Goiás começou a calar os críticos e a dominar o estado na década de 1960. O respeito veio com o primeiro título do campeonato goiano em 1966, com só uma derrota.

Em 1973, o Esmeraldino se tornou o primeiro clube goiano a disputar o Campeonato Brasileiro. Porém, uma partida específica marcou um ponto de virada na história da equipe.

Perdendo para o Santos de Pelé por 4 a 1 no estádio do Pacaembu (SP), a equipe conseguiu marcar três gols nos 15 minutos finais, empatar a partida e surpreender o “Rei”.

Já com um terreno próprio na Serrinha, em Goiânia, o time passou a contar com artilheiros famosos como Luvanor, Dadá Maravilha, Zé Teodoro e Túlio, ainda sem o “Maravilha”.

Com a inauguração do estádio estadual Serra Dourada e os vários títulos goianos, o Esmeraldino já era apontado na década de 1980 como o clube de maior torcida em todo o estado.

O Esmeraldino é dono de uma marca histórica no futebol nacional: tem quatro artilheiros do Campeonato Brasileiro. Entre eles estão Tulio (1989), Dill (2000), Dimba (2003) e Souza (2006).

O Goiás foi duas vezes campeão brasileiro da Série B (1999 e 2012), três vezes da Copa Centro-Oeste (2000, 01 e 02) e nada menos que 25 vezes campeão do Campeonato Goiano.

Entre os principais ídolos estão Tão Segurado, Lincoln, Carlos Alberto Santos, Uidemar, Baltazar, Alex Dias, Aloísio, Fernandão, Harlei, Paulo Baier, Iarley, Rafael Moura e Walter.