Newsletter subscribe

Confrontos, Grêmio, Posts, São Paulo

Grêmio campeão brasileiro em 1981

Grêmio Campeão Brasileiro em 1981
Posted: 03/05/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 3 de maio de 1981, o Grêmio subia ao gramado do estádio do Morumbi para enfrentar o São Paulo, estrear em uma final de Campeonato Brasileiro e buscar o primeiro título nacional.

O tricolor gaúcho encarava aquela decisão como uma questão de honra, já que na década anterior viu o Internacional, o principal rival, conquistar o tricampeonato brasileiro (1975, 76 e 79).

Uma das primeiras conquistas daquela década de 1980 foi a ampliação do estádio Olímpico, novamente inaugurado e com capacidade para receber mais de 80 mil torcedores.

Em campo, o técnico Ênio Andrade montava a base daqueles que seriam os maiores esquadrões da história gremista com Hugo de León, Paulo Isidoro, Tarciso, Paulo Roberto e Baltazar.

Para chegar à final, o Grêmio encarou duas fases de grupos e, na etapa de mata-mata, eliminou equipes como o Vitória (BA), o Operário (MT) e a Ponte Preta (SP) do “mestre” Dicá.

A grande decisão trouxe um dos adversários mais complicados: o São Paulo do técnico Carlos Alberto Silva. O time paulista havia vencido os gaúchos na primeira fase por sonoros 3 a 0.

O tricolor paulista tinha como destaques Valdir Peres, Oscar, Marinho Chagas, Serginho Chulapa e Zé Sérgio. Além disso, a vantagem de disputar o jogo da volta no estádio do Morumbi.

Na primeira partida, em Porto Alegre, o São Paulo abriu o placar nos primeiros minutos com Serginho. O Grêmio, porém, mostrou força e virou com dois gols do craque Paulo Isidoro.

Na capital paulista, o tricolor gaúcho precisava apenas de um empate para ficar com a taça. O técnico Ênio Andrade montou um time extremamente bem organizado, que não dava espaço.

Depois de um primeiro tempo sem gols, o atacante Baltazar, o “artilheiro de Deus”, balançou as redes e deu uma vitória ao Grêmio por 1 a 0, silenciando o Morumbi lotado.

Ênio Andrade conquistava o segundo título nacional, o segundo por um clube gaúcho, já que havia sido campeão pelo Internacional na campanha invicta de 1979.

Naquele dia 3 de maio, o Grêmio foi a campo com Leão, Paulo Roberto, Newmar, De León, Casemiro, China, Vílson Taddei, Paulo Isidoro, Tarciso, Baltazar e Odair.

Já o São Paulo, de Carlos Alberto Silva, foi escalado com Valdir Peres, Getúlio, Oscar, Dario Pereyra, Marinho Chagas, Élvio, Renato, Everton, Paulo César, Serginho Chulapa e Zé Sérgio.

Imagem: Portal Oficial do Grêmio