Newsletter subscribe


Grêmio, Posts

Grêmio campeão do Mundial Interclubes (1983)

Grêmio
Posted: 11/12/2015 at 20:50   /   by   /   comments (0)

No dia 11 de dezembro de 1983, o brasileiro Grêmio e o alemão Hamburgo se enfrentavam na cidade japonesa de Tóquio na disputa pelo troféu do Mundial Interclubes.

A equipe gaúcha chegava à final pela primeira vez, enquanto o time europeu vinha de uma fase de grandes decisões e se firmava como favorito entre a crônica e os torcedores.

Em meio a um jogo pegado e bastante equilibrado, Renato Gaúcho deu esperança aos gremistas ao abrir o placar aos 38 minutos da primeira etapa. Faltava apenas meio jogo.

O Hamburgo, porém, apostou todas as fichas no segundo tempo. O tricolor se segurou como pode, mas faltando quatro minutos sofreu um gol de Schröder, forçando a prorrogação.

Os alemães não sabiam que o dia era mesmo de Renato Gaúcho. Logo de cara, aos 3 minutos, ele fez uma jogada que nenhum gremista esquece e desempatou a disputa. Relembre:

Foi apenas esperar o tempo passar para comemorar o título mais importante da história do clube gaúcho. Uma conquista aplaudida de pé por mais de 62 mil pagantes nas arquibancadas.

A equipe comandada pelo técnico Valdir Espinosa foi a campo com Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León, PC Magalhães, China, Osvaldo, PC Caju, Renato, Tarciso e Mário Sérgio.

Já os alemães do treinador Ernst Happel disputou a final com Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schröder, Groh, Rolff, Hartwig, Magath, Hansen e Wuttke.